Em Janeiro deste ano, 2025, na Newsletter APS #7 escrevia sobre a importância de estar onde estão as pessoas e da grande mudança nos últimos anos em termos de comunicação, em que tudo ficou mais acessível, mais global e, obviamente, mais rápido. Falava das Redes Sociais e de como vieram ajudar as marcas, as entidades e as associações a chegar a todas as pessoas de forma rápida e até mais barata.
Foi com esta premissa e com este “novo mundo”, tão acessível e orgânico que, em março de 2025, a Associação Portuguesa de Seguradores entrou nas Redes Sociais através de 3 canais: o Instagram, o Facebook e no Linkedin, neste caso com nova estratégia.
Em termos estratégicos, os objetivos eram muito diretos e pragmáticos. Amplificar a APS nestes canais com o objetivo de chegar de forma orgânica ao máximo número de pessoas que estivessem diretamente ou indiretamente ligadas à indústria e ao setor, sem investimento em anúncios.
A janela temporal entre março e junho de 2025 funcionaria como um projeto-piloto de três meses, durante o qual a cadência de conteúdos publicados seria máxima em todas as redes sociais. O objetivo seria, no final desse período, analisar os dados e avaliar se uma associação como a APS, pertencente a um setor tradicional, tem efetivamente potencial para estar presente e crescer nas redes sociais.
90 dias depois, março a junho 2025, os resultados não podiam ter sido mais positivos. Não só consolidou o que já era percetível através dos dados iniciais de presença de marcas do setor nas redes sociais, como também ajudou a perceber que a APS, enquanto associação, tem uma grande oportunidade de comunicação nestes ecossistemas, podendo haver uma expansão para outras redes sociais diferentes e dinâmicas, como o Tiktok.
Todos os dados avaliados superaram as expectativas iniciais. Alcance muito elevado, visualizações muito elevadas, interações como visitas ao perfil (demonstrando interesse direto) muito elevadas e obviamente os fãs que se juntaram à comunidade APS com números muito positivos. Foi possível entender que a ligação entre associados e associação é muito valorizada pelas comunidades, porque quando foram partilhados conteúdos em colaboração havia um enorme salto de alcance e de engagement, demonstrando que a indústria e o setor, quando alinhados e a cooperar em conjunto vão sempre conseguir fazer coisas diferentes e com maior impacto.
A rede social com maior destaque global foi o Linkedin. Em apenas 3 meses, de forma orgânica permitiu um alcance de 100 mil pessoas e um crescimento de cerca de 1200 seguidores. Destes 1200 seguidores conquistados, 800 são diretamente ligados aos seguros.
Em termos de destaque de visualizações, o Instagram demonstrou um enorme potencial, onde os conteúdos APS foram vistos 72 mil vezes. O Facebook provou-nos que os seus utilizadores consomem conteúdos de forma diferente. Foi a plataforma com maior número de visitas ao perfil, significa que os utilizadores visitavam o perfil de APS, consumiam os conteúdos, no entanto, não se tornavam fãs ou seguidores, por um conjunto de fatores que só conseguiremos descobrir com mais dados e uma linha temporal um pouco maior.
Um dos grandes desafios num projeto piloto como este é a criação de conteúdos. É necessária uma equipa alinhada e estruturada, com conhecimento global sobre a Associação, os seus departamentos, e as pessoas, para que todos os dias exista conteúdo de qualidade a ser partilhado com as comunidades. Sem investimento a cadência tem de ser elevada e uma vez começando, abrandar significa perder tração.
Foram lançados mais de 140 conteúdos no espaço de 90 dias sobre variadíssimos temas, um esforço de equipa muito relevante e importante, porque foram esses conteúdos, gerados e partilhados diariamente que permitiram estes resultados tão orgânicos e positivos.
Podemos concluir que foi uma aposta ganha. A presença de APS nas Redes Sociais permitiu alcançar ainda mais associados, ainda mais pessoas do setor, ainda mais empresas e com os dados recolhidos destes três primeiros meses, é possível perceber exatamente qual a rede social mais relevante, os conteúdos de maior impacto e que vai permitir-nos projetar os próximos 3, 6, 9, 12 meses de forma profissional e pragmática, onde os dados e as conclusões retiradas garantem-nos que só há um o caminho nestes ecossistemas, o do sucesso.