REDES SOCIAIS | A IMPORTÂNCIA DE ESTAR ONDE ESTÃO AS PESSOAS
Muito mudou nos últimos anos, a comunicação ficou mais acessível, mais global e obviamente, mais rápida.
As Redes Sociais vieram ajudar as marcas, as entidades, as associações a chegar a todas as pessoas de forma mais célere e com menos custo, tudo porque todas as pessoas passaram a estar nestes ecossistemas orgânicos e gratuitos.
As Redes Sociais permitem chegar a qualquer pessoa diretamente, e existe mesmo uma ligação entre pessoas e entidades que antigamente não existia. Hoje, à distância de um comentário, é possível descobrir um conjunto de informações relevantes sobre nós próprios, sobre o produto que vendemos ou até sobre o serviço que prestamos.
É uma ligação constante, rápida, humana e em muitos casos assustadora. Todos nós temos o poder de chegar ao mundo inteiro com apenas um post, criado de forma gratuita numa rede social. As Redes Sociais amplificam tudo o que temos de bom e ao mesmo tempo amplifica tudo o que temos de mau, em ambos os casos, temos de ter consciência que mesmo que não estejamos nas redes sociais, estamos nas redes sociais de forma indireta.
Quando olhamos para os números e para a realidade destes ecossistemas, é nesse momento que percebemos a real importância de estar presente onde estão as pessoas. Em Portugal, estamos a falar de 9,2 milhões de pessoas só no Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp). Em termos de Ranking individual, em Portugal, o Instagram é a Rede Social mais utilizada pelos portugueses, estamos a falar de 6,4 milhões. Em segundo lugar, existe uma surpresa, a Rede Social mais utilizada é o Linkedin, a Rede Social de e para profissionais que cresce mensalmente desde 2022. Em terceiro lugar surge, ainda, o Facebook, com 5,4 milhões e para fechar o Top 4, temos o Tiktok, a Rede Social que toda a gente tem uma opinião sobre a mesma, no entanto, sem saberem exatamente qual o seu objetivo ou porque consegue captar tanta atenção.
Cada Rede Social cumpre um propósito e as que se tornam referências seguem esse propósito à risca e é por essa mesma razão que não desaparecem nem caem no esquecimento.
O Instagram, tal como o próprio nome indica, tem o objetivo de inspirar as pessoas. As pessoas são inspiradas com outras pessoas, é por isso que as pessoas serão sempre o mais importante nessa plataforma. No top 100 da Rede Social, 83 são pessoas e apenas 17 são marcas.
O Linkedin, tem como objetivo a Credibilidade. É uma rede social profissional, onde as empresas nos podem encontrar e contratar ou para nos amplificarmos enquanto profissionais.
O Facebook, tem como objetivo o alcance. É um canal de média, onde é possível estar de forma gratuita ou orgânica, no entanto, é com investimento que podemos perceber exatamente o potencial dessa rede social.
O Tiktok, tem como objetivo o entretenimento, podemos dizer que é a MTV das novas gerações, pela dinâmica de conteúdos diferenciados e pela relevância nos mais novos.
Posto isto, conseguimos perceber a importância de estar onde estão as pessoas. Com pouco investimento, boas ideias e credibilidade, é possível fazer a diferença na comunicação. A televisão, os jornais, as rádios ainda são meios de muita utilidade, no entanto, é nas Redes Sociais que há uma resposta rápida, direta e em muitos casos transparente sobre tudo o que estamos a ver e a consumir.
As Redes Sociais mudaram o mundo de muitas pessoas, ao perceber para que servem e como nos podem ajudar, vão mudar o nosso também.
É importante estar onde estão as pessoas e as pessoas estão nas Redes Sociais.