FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA
“55 é a sua linha vermelha”: uma campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia que o ajuda a conhecer o seu risco cardiovascular
As doenças cardiovasculares continuam a representar a principal causa de morte em Portugal e no mundo. A sua elevada incidência exige uma resposta firme, sustentada na prevenção e na literacia em saúde cardiovascular. Esta é uma das grandes prioridades da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), uma instituição de Utilidade Pública, de âmbito nacional, que visa fomentar a prevenção das doenças cardiovasculares e a promoção da saúde.
Todos devemos cuidar do coração, mas quem sobreviveu a um enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco) precisa de estar ainda mais atento. Uma em cada quatro pessoas pode ter um novo episódio nos dois anos seguintes. Um risco demasiado elevado que exige um plano cuidado e bem definido, de prevenção e tratamento.
Um dos pilares fundamentais dessa prevenção é o controlo rigoroso do colesterol LDL, frequentemente designado como “colesterol mau”. Para estas pessoas, manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dl não é apenas uma orientação clínica, é uma linha vermelha que salva vidas.
O colesterol é um tipo de gordura (também conhecida como lípido) que o nosso corpo produz e precisa para um bom funcionamento. No entanto, se os seus níveis no sangue estiverem elevados, aumenta o risco de doenças do coração.
A campanha “55 é a sua linha vermelha”, promovida pela FPC em parceria com a Novartis, tem como objetivo alertar para a importância deste valor, incentivando a população a conhecer o seu risco cardiovascular.
Para isso, está disponível uma plataforma online gratuita onde qualquer pessoa pode conhecer o seu risco através do preenchimento de um questionário simples, aceder a informação credível e aprender a interpretar corretamente os resultados das análises ao sangue.
Além disso, o website disponibiliza um guia informativo gratuito, com orientações práticas para preparar a consulta médica e manter o plano de tratamento. Incentiva ainda à monitorização da tensão arterial, ao registo de sintomas e à organização da documentação clínica essencial.
A adesão ativa à terapêutica prescrita e a preparação para cada consulta (levar os resultados das análises mais recentes, colocar todas as dúvidas ao profissional de saúde e rever, sempre que necessário) são também componentes essenciais na gestão do risco cardiovascular.
Deixar de fumar, adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico, manter o peso controlado e cuidar da saúde mental são igualmente passos importantes.
O combate às doenças cardiovasculares começa em casa, prolonga-se nas consultas médicas e reforça-se nas escolhas do dia a dia.
A mensagem é clara: 55 mg/dl de colesterol LDL é a uma linha que não deve ser ultrapassada.
Com as férias, temos tendência a desleixar os cuidados com a saúde. Aproveite o verão para cuidar de si e do seu coração!
Saiba como se preparar para a consulta médica, conheça o seu risco cardiovascular e aceda a informação útil através da página da campanha: www.55linhavermelha.pt