
A Comissão Europeia apresentou um conjunto de iniciativas no âmbito da inteligência artificial (IA), com o objetivo de tornar a União Europeia (UE) “o continente da IA”. Estas iniciativas têm o objetivo de tornar a UE líder global em IA – um objetivo definido por Ursula von der Leyen na Cimeira de Ação de IA, que se realizou em fevereiro de 2025, em Paris, e reforçado recentemente em comunicado da Comissão Europeia no passado mês de abril. Para alcançar esse objetivo, foram apresentadas as seguintes iniciativas:
O Plano de Ação para o Continente IA pretende reforçar as capacidades de inovação de IA da UE, através de ações e políticas assentes em cinco pilares-chave:
- Construção de uma infraestrutura de dados e computação em IA à escala europeia: reforço da infraestrutura de IA com uma rede de Fábricas de IA para apoiar start-ups, indústria e investigadores da UE no desenvolvimento de modelos e aplicações de IA. Além disso, a UE também irá apoiar a criação de Gigafábricas de IA para o treino e desenvolvimento de modelos de IA complexos;
- Aumento do acesso a grandes volumes de dados de elevada qualidade: criação de Laboratórios de Dados para reunir e organizar grandes volumes de dados de qualidade provenientes de diversas fontes nas Fábricas de IA. Para isso, será lançada uma Estratégia para a União dos Dados, com vista à criação de um verdadeiro mercado interno de dados capaz de impulsionar soluções à escala europeia;
- Desenvolvimento de algoritmos e promoção da adoção da IA em setores estratégicos da UE: para desenvolver soluções de IA personalizadas, aumentar a sua utilização e garantir a adoção plena nos setores públicos e privados estratégicos da UE, a Comissão apresentará a Estratégia Aplicar IA;
- Reforço de competências e talentos em IA: a Comissão Europeia facilitará o recrutamento internacional de especialistas e investigadores altamente qualificados em IA e desenvolverá programas educativos e formação em IA, com o objetivo de preparar a próxima geração de especialistas e melhoria de competências dos trabalhadores.
- Simplificação regulamentar: a Comissão irá lançar o Balcão de Atendimento do Regulamento IA, que funcionará como ponto de contacto central e centro de informações e orientações sobre a sua aplicação.
Para o desenvolvimento e implementação deste plano, será essencial a participação e o diálogo com as partes interessadas. Nesse sentido, a Comissão lançou duas consultas públicas, para que as partes interessadas possam partilhar a sua opinião, sobre a proposta de Regulamento para o Desenvolvimento da Cloud e a Estratégia Aplicar a IA. Está também prevista uma consulta pública sobre a Estratégia da União dos Dados. Paralelamente, a Comissão Europeia organizará diálogos com representantes da indústria e do setor público para apoiar a elaboração da Estratégia Aplicar IA.
Nesse sentido, foi organizado, no passado mês de abril, um workshop da Comissão Europeia para refletir sobre a aplicação da IA em matéria de Ambiente e Sustentabilidade.
Esta interação é essencial para identificar exemplos concretos de aplicação da IA, integração nos processos empresariais e oportunidades que visem garantir o desenvolvimento e a estabilidade da economia.



