O mais recente inquérito promovido pelo Insurance Europe em parceria com o European Youth Parliament, auscultou mais de 2 800 jovens, entre os 16 e os 34 anos, de 41 países, sobre as suas perceções e experiências com o Setor Segurador. Esta iniciativa, alinhada com os objetivos dos Youth Policy Dialogues da Comissão Europeia, sublinha a importância de envolver os jovens na construção do futuro da Europa.
Os resultados do inquérito “O que realmente pensam os jovens sobre seguros?” confirmam perceções relativamente à escassa Literacia Financeira dos mais novos, contudo, revelam um conjunto de novas expetativas dos jovens face ao setor. Mostram que os jovens reconhecem o valor da proteção proporcionada pelo seguro, mas querem processos mais simples e digitais, e informação mais clara e acessível. Revelam também preocupações sobre a sua literacia financeira: mais de 80% consideram que não tiveram formação suficiente nesta área na escola.
Outros aspetos a destacar:
- A importância atribuída ao planeamento para a reforma, mesmo que muitos ainda não tenham dado passos concretos nesse sentido.
- A abertura a pequenos investimentos como forma de garantir segurança financeira futura.
- A expectativa de que as seguradoras contribuam para a prevenção de riscos, com muitos jovens disponíveis para partilhar dados pessoais, se isso contribuir para uma maior segurança.
- A diversidade nos canais de distribuição continua a ser fundamental para responder a diferentes perfis e preferências do cliente.
- Apesar de reconhecerem as oportunidades de carreira no setor segurador, a sua atratividade junto dos jovens continua a ser um desafio.
Com base nestas conclusões, a Insurance Europe propõe um conjunto de recomendações que devem servir de guia para a transformação que os jovens esperam ver acontecer no setor segurador:
- Facilitar o acesso ao seguro, tornando os processos mais simples, rápidos e intuitivos, e eliminando obstáculos que desmotivam os consumidores;
- Comunicar com clareza, apresentando apenas a informação essencial – o que o seguro cobre, o que está garantido e quanto custa – evitando termos técnicos ou burocráticos desnecessários;
- Promover a educação financeira e seguradora desde cedo, dando às novas gerações as ferramentas para tomar decisões conscientes ao longo da vida;
- Incentivar o planeamento para a reforma e o investimento, facilitando o acesso a soluções de poupança e aconselhamento, e reforçando sistemas de pensões complementares;
- Apostar na inovação digital, apoiando tecnologias como o “Pay as you drive”, que permitem oferecer seguros mais personalizados e incentivar comportamentos responsáveis;
- Reforçar a atratividade do setor, mostrando a sua diversidade de áreas – da ciência e tecnologia à sustentabilidade e comunicação – e posicionando o seguro como uma carreira com futuro e importante impacto social.
Os resultados do inquérito, podem ser consultados aqui.
Por último, e como forma de perceber de que maneira esta experiência internacional impactou a visão da Helena, da Carolina, do Afonso e do Pedro – os quatro portugueses que participaram neste estudo – e dar voz às suas expetativas e sugestões para o setor, a APS estabeleceu contacto com cada um deles e promoveu um conjunto de entrevistas. Os seus testemunhos já começaram a ser divulgados nos canais digitais da APS e esta rúbrica -“Futuro (do) Seguro”- visa precisamente permitir que os jovens possam ter um papel ativo na mudança no setor: tornando-o mais próximo, acessível e relevante para as novas gerações!