
Realizou-se no passado dia 20 de maio, simultaneamente em Lisboa e no Porto, um novo exame para certificação de árbitros, com 68 candidatos provenientes de 13 seguradoras.
A APS mantém um corpo de árbitros certificados, os quais têm como missão dirimir litígios emergentes de acidentes de viação que se enquadrem no âmbito de aplicação da Convenção de Regularização de Sinistros (CRS).
A certificação de árbitros depende da prévia aprovação em exame realizado sob a égide da APS. Tendo a última certificação ocorrido em 2019, foi necessário organizar novo processo.
No dia 14 de maio, realizou-se um Workshop, em formato híbrido, no qual os candidatos tiveram oportunidade de colocar questões sobre a documentação previamente enviada para estudo, bem como alguma informação pertinente sobre o papel dos árbitros, seus direitos e deveres.
O exame (que teve uma duração de 3 horas, mais 30 minutos de tolerância) foi realizado presencialmente, mas, pela primeira vez, com recurso a uma plataforma online, sendo constituído por três grupos de questões: perguntas de desenvolvimento, escolha múltipla e análise de dois casos práticos.
Os árbitros que obtenham aprovação irão fazer parte da Bolsa de Árbitros da APS podendo estar “no ativo”, com atribuição de processos para arbitragem, ou “em espera”, disponíveis para passar a ativo caso haja saída de alguns dos árbitros nessas circunstâncias.
Os novos árbitros certificados serão também convidados a estar presentes num Workshop de caráter mais operacional, sobre a aplicação da CRS na Segurnet, onde passarão a analisar os casos e proferir as suas decisões, e poderão ainda ter acesso à avaliação que as seguradoras fazem de cada um dos processos em que forem intervenientes.



