As empresas de seguros associadas da APS podem agora fazer o pedido de Autos de Ocorrência à Polícia de Segurança Pública, através do canal Segurnet. Continua, assim, a cooperação entre a APS e a PSP, no âmbito do Protocolo dos Serviços de Integração de Processos (SIP).
Esta nova aplicação tem um mecanismo de validação prévio em que se afere se o utilizador/segurador que está a fazer o pedido de auto, é detentor de seguro automóvel válido para alguma das matrículas envolvidas no acidente, assegurando, assim, a sua legitimidade para fazer o pedido.
Ainda no âmbito do SIP, foi desenvolvida no Ficheiro de Sinistros e Fraude Automóvel (FSFA), uma consulta do estado dos Veículos Roubados, na PSP. Isto permite que as seguradoras que tenham reportado no FSFA um sinistro de Roubo possam, através de serviços, ou diretamente no Portal, aferir o estado desse veículo na PSP antes de encerrar o sinistro. Permite também à PSP, em caso de recuperação do veículo, perceber se o veículo recuperado já foi ou não indemnizado ao cliente, devendo nesse caso ser devolvido à seguradora e não ao ex-proprietário.
Para fazer um ponto de situação das várias iniciativas de cooperação existentes entre as duas entidades, uma delegação da APS foi recebida na Direção Nacional da PSP, tendo sido evidentes os bons resultados conseguidos com esta colaboração, nomeadamente a nível da prevenção e combate à fraude, da formação especializada e, mais recentemente, da área operacional.
Esta reunião, ao mais alto nível, contou com a presença do Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luis Carrilho, para além de outros responsáveis operacionais desta força.
De seguida, já com a presença do Diretor Nacional Adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, Superintendente-chefe Pedro Neto Gouveia foram apresentadas as alterações e melhorias introduzidas no sistema da PSP, destinadas a assegurar os novos procedimentos decorrentes da entrada em produção do wevAUTOS.




