A APS felicita o Governo pela aprovação da nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), consagrada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 127/2025, que reforça a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e integra dimensões essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. É especialmente relevante para o setor segurador – e motivo de orgulho para a APS – a inclusão não só da Literacia Financeira, mas também da Literacia do Risco, com destaque para a vertente da segurança rodoviária, como uma das áreas obrigatórias a trabalhar nas escolas, contribuindo para uma sociedade mais preparada e resiliente.
Desde 2012, o programa de Literacia do Risco da APS tem sensibilizado diferentes públicos para a importância da prevenção, da autoproteção e da responsabilidade individual e coletiva na gestão de riscos. A atual consagração deste tema nos currículos escolares assegura que crianças e jovens desenvolvam, desde cedo, competências que lhes permitam identificar perigos, compreender vulnerabilidades e agir de forma consciente perante situações de risco, independentemente da sua natureza.
Esta decisão representa um passo decisivo para consolidar, em Portugal, uma verdadeira cultura de prevenção e segurança, em linha com as melhores práticas internacionais. Ao lado de outras dimensões estruturantes, como os Direitos Humanos, a Democracia, a Saúde e a Literacia Financeira, a Literacia do Risco passa a assumir um papel central na formação integral das novas gerações.
Neste momento de viragem, a APS reafirma o seu compromisso e disponibilidade para colaborar com o sistema educativo, as comunidades escolares e as diversas entidades públicas e privadas, em prol desta missão comum: preparar cidadãos mais informados, responsáveis e capazes de enfrentar os desafios do futuro.