Na sequência de reflexão interna e aproveitando o conhecimento acumulado e específico da APS, a respeito do setor segurador, optou-se por uma reorientação da literacia financeira para a literacia do risco. A APS passará, assim, a focar-se nas questões relacionadas com a identificação, compreensão e avaliação de riscos e com o contexto de incerteza, atividade onde poderá gerar superiores mais-valias. Na prática, pretende-se, com a literacia do risco, a sensibilização para a diversidade de riscos que se encontram associados à atividade humana, pois o enfrentar de riscos é uma consequência natural de estarmos vivos.
Iniciativas em destaque:
No âmbito da Semana Mundial do Investidor 2025, promovida pela CMVM, a APS lançou, em parceria com a Lisbon Digital School, o concurso #safeInfluencer – Comunicar Seguros: de Jovens para Jovens.
Esta iniciativa tem como objetivo incentivar estudantes das áreas da comunicação, marketing e design a desenvolverem campanhas digitais criativas sobre o papel dos seguros enquanto instrumentos de proteção financeira e investimento responsável.
O concurso, a decorrer entre 23 de junho e 20 de setembro, prevê prémios monetários, formação especializada e vales em equipamentos e tecnologia, com a comunicação pública dos vencedores finais prevista para a Semana Mundial do Investidor, no início de outubro.
A APS marcou presença na 15.ª Sessão de Atribuição de Prémios do Concurso Final “No Poupar Está o Ganho” (NPEG) – competição anual interturmas –, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), entidade parceira da APS desde 2017, na área da Educação Financeira. Este evento, que teve lugar no passado dia 4 de Junho, marcou o encerramento do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo por alunos e professores dos vários ciclos de ensino, e culminou com a esperada revelação dos Vencedores do Concurso. Foi atribuído um Prémio Especial e duas Menções Honrosas aos melhores trabalhos sobre a temática “Seguros”, com oferta de mochilas, jogos e da coleção de livros “Seguros e Cidadania” a todos os alunos das turmas vencedoras.
O evento juntou cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores, autarcas, mecenas e parceiros institucionais, e a equipa APS aproveitou a ocasião para entrevistar alguns alunos e professores envolvidos no projeto com o objetivo de perceber de que forma a participação neste projeto impactou a visão dos mais novos sobre a importância do seguro e quais os desafios que os professores enfrentaram no trabalho desta temática em sala de aula. Conheça estes testemunhos.