No passado dia 29 de maio a APS recebeu a visita de uma delegação da Letónia, composta por representantes da Latvian Insurers Association, do Motor Insurers’ Bureau of Latvia e dos principais seguradores locais.
Esta visita insere-se no contexto de uma viagem que é organizada, anualmente, pelas referidas entidades letãs, de maneira a dar a conhecer aos seus membros as tendências e o desenvolvimento dos mercados de seguros de outros países e a trocar experiências. Este ano, Portugal foi o país escolhido.
Correspondendo às expectativas desta Associação congénere, juntaram-se na mesma sala representantes da APS, do Fundo de Garantia Automóvel e do Gabinete Português de Carta Verde. Foram também convidados alguns especialistas do mercado para enriquecerem os conteúdos abordados.
A sessão da manhã foi reservada ao ramo automóvel, durante a qual houve oportunidade de partilhar algumas das particularidades do nosso regime jurídico e os principais indicadores do mercado, de mostrar os objetivos e as funcionalidades da plataforma Segurnet, com destaque para a regularização de sinistros através das convenções IDS e CIDS, e de comentar as novidades e as dificuldades decorrentes da transposição da 6.ª Diretiva sobre seguro automóvel.
A tarde foi dedicada ao mercado segurador em geral. Após uma breve apresentação do mercado segurador da Letónia, a sessão retomou com uma visão geral dos principais indicadores económicos de Portugal e, em particular, dos respeitantes ao mercado segurador português, Vida e Não-Vida, nele incluindo os volumes de prémios, os canais de distribuição e os sinistros pagos. Houve ainda tempo para abordar os novos desafios e oportunidades ao nível da inovação digital e tecnológica em Portugal e, também, o tema do combate à fraude, que é um fenómeno crítico e transversal a todos os mercados.
Como anfitriões desta jornada, a APS espera ter proporcionado um conjunto de informações úteis, que podem ser importadas ou servir de referência para os colegas do Báltico.




