
No passado dia 15 de novembro, a APS, em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, deu início à 2.ª edição do Curso de Especialização em Medicina de Seguros 2024/2025, o qual terminará em julho de 2025.
A sessão de Abertura do curso esteve a cargo de Teresa Magalhães e Helena Rêgo, dando as boas-vindas aos Alunos presentes que, por sua vez, partilharam o seu background profissional as suas expectativas em relação à nova edição.
O Presidente da APS, José Galamba de Oliveira, partilhou a caracterização genérica do mercado segurador e os atuais desafios que este enfrenta. Este panorama suscitou bastante curiosidade por parte dos Alunos, que ficaram positivamente surpreendidos com alguns dados partilhados.
Recorde-se que este curso, considerado pioneiro por se dirigir a profissionais de saúde que pretendem trabalhar no setor segurador, é ministrado em formato online por cerca de 50 Docentes especializados para 24 Alunos. No final do curso, os Alunos poderão usufruir de um estágio observacional em empresas de seguros – um componente bastante valorizado neste curso.
Ainda no âmbito da colaboração com as Universidades, nota para a participação do Presidente da APS numa aula de Mestrado da Nova School of Law, que se centrou na importância da análise estratégica da organização da resposta a eventos extremos da natureza e na importância da participação do setor segurador neste momento do planeamento da resposta.
A APS deu ainda o seu apoio à Pós-Graduação em Inovação e Transformação em Seguros, da Católica Lisbon Business & Economics, com uma intervenção do Presidente da APS dirigida aos Alunos, focada no tema “Insurance Protection Gap e Literacia Financeira”, à qual se seguiu uma conversa sobre as tendências globais da sociedade, as alterações climáticas e a resposta do setor segurador; o papel da inovação e transformação digital em seguros para reduzir o insurance gap; entre outros temas.



