A APS marcou presença na 14.ª Sessão de Atribuição de Prémios do Concurso Final “No Poupar Está o Ganho” (NPEG) – competição anual interturmas –, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), entidade parceira da APS desde 2017, na área da Educação Financeira. Este evento, que teve lugar no passado dia 4 de Junho, marca o encerramento do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo por alunos e professores dos vários ciclos de ensino, e culmina com a esperada revelação dos Vencedores do Concurso. (ver vídeo promocional da FACM)
A presença da APS, naquela sessão, constituiu uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos participantes, tendo atribuído um Prémio Especial ao melhor trabalho sobre a temática “Seguros”, com oferta de mochilas e da coleção de livros “Seguros e Cidadania” a todos os alunos da turma vencedora.
A APS, através da equipa da Academia, estão já a trabalhar num conjunto de propostas educativas, com vista à preparação do ano letivo que se avizinha. A preparação dos “Desafios sobre Seguros”, destinados aos mais novos, e a colaboração APS no projeto “Eu e a Minha Reforma” (EMR), pensado para a capacitação financeira e digital das pessoas com mais de 55 anos, são alguns dos projetos que visam perpetuar a parceria com a FACM, canalizando energias e meios para uma missão comum.
Através de um conjunto de atividades educativas, recursos didáticos e dinâmicas inclusivas, adaptadas aos diferentes níveis escolares, o projeto “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela FACM desde 2010, tem como objetivo primordial capacitar crianças e jovens para a gestão diária do seu dinheiro, assim como para a aquisição de conhecimentos que contribuam para o bem-estar financeiro seu e das suas famílias, hoje e no futuro.
No ano letivo 2023/2024, e após 14 edições, o referido projeto conseguiu ainda alargar a sua abrangência, levando a Literacia Financeira a mais de 18 mil alunos, num total de 900 turmas, de cerca de 60 municípios de Norte a Sul do País.
De forma estruturada, continuada e acompanhada, o projeto permitiu que os alunos envolvidos aprendessem sobre: necessidades e desejos, despesas e rendimentos, risco e incerteza no planeamento financeiro, meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros, poupança, economia circular e, inclusivamente, ética nas questões financeiras, direitos e deveres dos consumidores.
Para a dinamização dos referidos conteúdos, a FACM tem vindo a desenvolver um conjunto diversificado de recursos pedagógicos, visando a mediação do trabalho dos professores junto dos alunos. Segundo os dados aferidos junto dos docentes, aquando da avaliação geral do projeto promovido no letivo 2023/2024, destacaram-se os seguintes recursos: a Plataforma de e-learning (95% dos professores inquiridos considerou este recurso como essencial para os bons resultados do projeto); os Cadernos de Educação Financeira (80% dos professores considerou este recurso como muito importante no apoio ao trabalho desenvolvido com os alunos), e a app No Poupar Está o Ganho – recurso lançado em 2023/2024 – (57% dos alunos utilizaram esta nova ferramenta).
Paralelamente aos recursos acima destacados, também a Visita ao Museu do Papel Moeda (FACM) e as Olimpíadas de Educação Financeira (quizz online, com perguntas sobre educação financeira) contribuíram, de forma lúdica e divertida, para a aprendizagem destas temáticas.
No rescaldo de mais um ano letivo repleto de desafios, mas também de conquistas na área da educação financeira para crianças e jovens, fica o sincero agradecimento da APS à FACM, pelo trabalho desenvolvido na promoção de uma cultura financeira transversal às várias camadas da sociedade, convictos do potencial de boas parcerias para um maior sucesso no caminho que há ainda a percorrer.